segunda-feira, 29 de março de 2010

27 DE MARÇO 2010, ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DO GRANDE POETA RENATO RUSSO

Oppa!!!



Dia 27/03/10, sábado, este seria o aniversário do Legionário Renato Russo, que faria se ainda vivo 50 anos...




Renato Manfredini Jr. nasceu dia 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, nasce o Poeta revolto, influenciado pelo punk, teve passagem marcante pela cena musical de Brasília, com a Banda Aborto Elétrico, mas, obteve a notoriedade na conhecida Legião Urbana, que até hoje influência a garotada que começa a conhecer música brasileira de qualidade, (música essa que infelizmente não tem mais essa mesma postura), eu os conheci com uns 12 a 13 anos, foi minha banda predileta por muito tempo, pra mim a descoberta do rock internacional e nacional, foi muito próxima, comecei com AC/DC, METALLICA, mas no Brasil eu gostava mesmo é da Legião, me alto denominava légio maníaco... ainda hoje me pego cantando suas canções, eram as preferidas pra tocar em meu violão...



Lembro que eu trabalhava na rodoviária de Joinville em uma pequena lanchonete neste período, (é uma historia meio loca)...

Eu trabalhava com mais duas meninas neste lugar, e sinceramente detestava trabalhar la, mas era o período em que estava em alistamento militar e não sabia ainda se teria que cumprir com minhas obrigações militares ou seria dispensado, (graças, não servi, ufa!), pois então como todos devem saber nesse período as empresas relutavam (não sei se ainda é assim hoje) em contratar jovens no período de alistamento, pois poderiam ficar sem esse funcionário por um ano, por isso fiquei feliz em conseguir esse trabalho (felicidade que durou muito pouco tempo), enfim de volta à legião...

Um amigo que trabalhava como motorista de taxi na rodoviária veio ate mim e me perguntou se eu já sabia quem tinha morrido (ele também curtia o Legião), eu disse que não, então me contou que o Renato Russo Morreu... Puta merda, fiquei pasmo e lógico duvidei, como assim? Eu não acreditava e ele me pediu pra ir ate o taxi que trabalhava, pois estava transmitindo o tempo todo na radio (se não estou enganado era uma sábado), aguardei um pouco e fui ao banheiro tinha exatamente 10 (dez) minutos para isso... e claro que nem fui ate la, fiquei no taxi sem acreditar no que ouvia no radio do carro, fui tomado de uma tristeza monstruosa, ele (Renato Russo) dizia quilo que eu pensava antes mesmo que eu pensasse...

Bom era fato morria o maior poeta brasileiro, o que eu mais gostava em quem eu acreditava... e então voltei a minha onerosa função aturar aquelas meninas bah era foda... quando eu chego ao balcão às caras (das duas) eram realmente de velório, mas eu nem sabia que era o meu próprio, nem me olharam direito e logo em seguida chega à proprietária da lanchonete que vem conversar de cara comigo pra saber o porquê de minha saída pra ir ate o taxi pra saber de algum cantor que morreu, expliquei que era meu horário e caminho ate o banheiro, (as filhas de uma P) me entregaram, ligaram pra veia... enfim aconteceu o que mais desejava naquele momento, fui demitido (foi um sentimento oposto saca, estava tão triste por ter perdido uma referência para minha juventude, ao mesmo tempo tão feliz por ter não precisar mais trabalhar naquele lugar...) bom alguns amigos ficaram indignados por eu perder meu trabalho por um cantor que morreu pra eles uma besteira, eu fico até hoje agradecido ao Renato. Por ter me inspirado me norteado enquanto jovem e além disso de ajudar a me livrar daquele trabalho...vlw Renato...

O dia de sua morte foi 11 de outubro de 1996 e eu pedi meu trabalho dia 12 de outubro de 1996... .

É tão estranho os bons morrem jovens... foda... eu to ouvindo o disco V (faixa dois – Ordem dos Templários) meus olhos cheios d água, eu realmente gostava e gosto de Legião Urbana, Passei muitas noites com meu melhor amigo Robson Luis, ouvindo seus discos e bebendo muito vinho, cerveja ou o que tivesse não me importo de dizer que me emociono ainda hoje depois de tanto tempo, pois sei que foi um tempo precioso e que essa Banda ficará pra sempre em meu coração...

O que  me conforta é saber que esta maravilhosa obra esta eternizada e quem quiser pode compreender o que este grande poeta queria nos ensinar...

Dentre toda discografia desta banda vou colocar logo a abaixo a canção que mais mexe comigo


METAL CONTRA AS NUVENS





Também a que mais curtia tocar no violão


TEATRO DOS VAMPIROS



By Geovane Loretto








Nenhum comentário:

Postar um comentário