segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

THE GRATEFUL DEAD

Oppa,
Há muito tempo ouço falar desta banda sobre quem escrevo agora, porém, demorei um pouco para conhecê-los, mas, sempre é cedo para se descobrir algo tão incrível, confesso que me apaixonei por tais canções...
A banda americana nasceu em 1965, no berço hippe americano, São Francisco, Califórnia, com uma linha musical marcante e inconfundível que nos faz flutuar através do country, Folk, jazz, rock psicodélico e o bluesgrass, que é muito característico nas suas canções. Outra  característica extremamente marcante são as seções de improvisos, de onde lhes sugeriu o apelido The Jam band.
Isso mesmo escrevo sobre o The Grateful Dead, que poucos anos depois de ser conhecida tocou nos palcos do grande festival Woodstock em 1969 e, manteve uma história musical impressionante com uma discografia invejável e gratificante – ao menos aos meus ouvidos –.


Eu baixei alguns discos da banda e comecei a conhecê-la, e há poucos dias atrás estava na casa de um grande amigo ( Juva ), que me emprestou um disco dos caras.
No momento que cheguei à minha casa e coloquei pra rodar o American Beauty de 1970, eu  percebi, ...fodeu..., preciso encontrar os discos do Grateful Dead e adquiri-los para minha coleção.
Dentro deste disco com canções maravilhosas eu descobri Candyman, que ao ser tocada me  embebeda de boas sensações.
Mas temos clássicos como Viola Lee Blues lançada em seu primeiro disco em 1967 chamado The Grateful Dead, dentre tantas outras na sua vasta discografia.

American Beauty de 1970

CANDYMAM


Agora compreendo porque me indicaram esta banda, que com sua musicalidade e postura, conseguiu mobilizar multidões de fãs enlouquecidos, que chegaram a ser conhecidos como “ Deadheads ”. Creio que se eu estivesse vivido entre 60 e 70 também seria um Deadhead.
A banda formada como já dito em 65 teve como integrantes os músicos :

Jerry Garcia - guitarra, vocais (1965 - 1995)
Bob Weir - guitarra, vocais (1965 - 1995)
Phil Lesh - baixo, vocais (1965 - 1995)
Bill Kreutzmann - bateria (1965 - 1995)
"Pigpen" McKernan - teclado, vocais, gaita, percussão (1945 - 1973),

E claro outros músicos passaram pela jam band durante toda sua trajetória
Mickey Hart - bateria (1967 - 1971, 1975 - 1995)
Tom Constanten - teclado (1968 - 1970)
Keith Godchaux - teclado (1971 - 1979)
Donna Jean Godchaux - vocais (1972 - 1979)
Brent Mydland - vocais, teclado (1979 - 1990)
Vince Welnick - vocais, teclado (1990 - 1995)
É isso ai rockeirada, está é a The Grateful Dead, uma puta banda que até os dias de hoje tocam as mentes e os corações dos jovens do mundo todo.

Boa viagem

By Geovane Loretto 



Nenhum comentário:

Postar um comentário