quinta-feira, 13 de maio de 2010

UM POUCO DA HISTORIA DO ROCK JOINVILENSE

Oppa,

Aos amigos com mais de trinta uma grata recoração, a mulecada um registro da história do rock joinvilense.
Este programa foi o segundo programa voltado ao rock, produzido em Joinville segundo as informações que tenho.

Segue abaixo um texto postado por Pierre Porto Publicitário, editor e colunista cultural ( assina o blog e jornal impresso Cidade Cultural e a coluna do Jornal Noticias do Dia no caderno Plural, todas as quartas feiras.) no http://www.overmundo.com.br/

Rock Alternativo, Programa de Rádio



O programa de rádio Rock Alternativo estreou em 26 de março de 1988, num sábado, às 19 horas, na Rádio Cultura FM (91,1MHz), em Joinville, Santa Catarina, apresentado pelo radialista e repórter de TV Pierre (Porto) Silveira, e produzido pelo programador de rádio, promotor e locutor de competições de surf, Hugo Hofmann, ambos com vinte e poucos anos - com coordenação do radialista J. Martins.

O primeiro programa levou ao ar um especial com música e comentários da banda Yes, das 19 às 20 horas. O projeto Rock Alternativo foi idealizado por Hugo Hofmann e o nome, uma sugestão de Ana Beatriz Raposo. Inicialmente a idéia era de apresentar grandes especiais de bandas reconhecidas mundialmente. Aos poucos, Porto deu também à programação a marca da informação cultural, quando eram convidados para entrevistas músicos e bandas locais, diretores e atores de teatro, poetas, artistas plásticos, coreógrafos e bailarinos da produção local. Os discos e, especialmente os lançamentos, eram conseguidos pelo Hugo, através de amigos que viajavam para o Exterior. Outras fontes de pesquisa e material para o programa vinham da 89 Rock (São Paulo), através do Dj Edgar, hoje MTV, entre outros amigos amantes das novidades na cena musical underground (como a gente chamava o rock de garagem na época).

O Rock Alternativo também virou produtora e, em pouco tempo, começou a fazer os primeiros grandes eventos de rock ao ar livre na cidade. Também promoveu a primeira Festa dos Anos 80, numa boate chamada Baturité. Ajudou bandas na produção e lançamento dos seus primeiros discos, como Atrito, H20 e Invasão Básica. Cobriu turnês de shows internacionais no Brasil, com transmissão ao vivo para a rádio. Foi um programa premiado várias vezes por ser um meio de informação e promoção cultural e, provavelmente, foi também precursor no uso desse termo: Rock Alternativo, que mais pra frente se tornaria a expressão para definir o gênero ou subgênero do Rock, no Brasil. E tem muita coisa para contar sobre o Rock Alternativo nascido em terra catarina.

O programa ainda cresceu com novos quadros, de surf, comportamento (psicologia) etc. Mas sempre fica essa dúvida, como foi aparecendo esse termo: Rock Alternativo, no Brasil. Talvez o Overmundo seja um bom lugar para ampliarmos o assunto, além do que já está publicado na Wikipedia, lógico.

26 – 08 – 2006 - Pierre Porto, Publicitário, editor e colunista cultural ( assina o blog e jornal impresso Cidade Cultural e a coluna do Jornal Noticias do Dia no caderno Plural, todas as quartas feiras.)


Confesso aos amigos que este foi um dos primeiros contatos que tive com o rock regional através das Ondas Hertizianas na Rádio 91.1, no mesmo periodo existia a grande concorrente da 91,1 que era a Rádio Cidade 104,3 que na época tinha uma linha pop que não me agradava e nem agranda muito.

Fico devendo imagens aos amigos Meu Mosh, mas calma que em estou contato com o próprio Pierre Porto, que me enviará este registro visual.

Conheça o blog

Valeu Galera.

By Geovane Loretto    

Nenhum comentário:

Postar um comentário